top of page

O que é Osteopatia?

  • Foto do escritor: Claudimara Carlini Barsalini
    Claudimara Carlini Barsalini
  • 20 de ago. de 2019
  • 1 min de leitura

Atualizado: 23 de ago. de 2019



Osteopatia é uma Especialidade da Fisioterapia, o profissional que se forma em Osteopatia é o Fisioterapeuta. É um método de Terapia Manual, que possui abordagem própria de avaliação e tratamento das disfunções Neuromusculoesqueléticas. Pode atuar de maneira independente ou complementarmente a outras áreas da Saúde (medicina, odontologia, psicologia, etc).


A Osteopatia foi criada pelo médico estadunidense Andrew Taylor Still, a partir de 1874. Ela se fundamenta em 4 princípios:


1- A estrutura determina a função: para Still, toda doença se origina de um distúrbio na harmonia da estrutura.


2- O corpo tem a capacidade de se autorregular: para Still a Osteopatia pode favorecer o organismo em seu processo de manutenção da Homeostase.


3- A autocura: Still afirma que o organismo possui as condições para se curar, e para isso é necessário que não haja obstruções nos canais nervosos, linfáticos e vasculares, além da nutrição celular.


4- A lei da artéria: para Still o sistema arterial é de importância fundamental, pois é através dele que chegam nutrientes para os tecidos.


A Osteopatia busca tratar as causas das disfunções, o que pode contribuir para que o próprio organismo busque o reequilíbrio das funções orgânicas e assim desapareça a Dor e outros sintomas. Essa metodologia utiliza as mãos para tratar, através de técnicas que atuam em várias regiões do organismo, como coluna vertebral, articulações em geral, cápsulas articulares, fáscias, musculaturas, ligamentos, tendões, etc.









 
 
 

コメント


Post: Blog2_Post
bottom of page